texto da semana 2 ; Machado de Assis

sexta-feira, 27 de março de 2009

"Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me".
Trecho retirado do livro de Machado de Assis, Dom casmurro;
CAPÍTULO : OLHOS DE RESSACA


Fantástico livro de Machado de Assis , que consegue prender o leitor ; fascinar pela riqueza de detalhes; cheio de conflitos e perguntas que ecoam na cabeça do leitor, fazendo-o entrar no livro.Um livro que deixa uma eterna pergunta no ar.
Recomendo a todos que gostarem de boa literatura. Este é um livro que sem duvida, todos deveriam ler.

1 comentários:

Eduardo E S Prado disse...

Parabéns pela escolha do trecho, Guilherme!

Sem dúvida, Machado é um dos maiores escritores do mundo e sua leitura é imprescindível. A maneira como ele descreve a cena é tão bem feita que parece que entramos no livro, como você bem escreveu.
Quisera eu escrever assim!

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!