"O oligopólio da informação"

quinta-feira, 30 de abril de 2009
Cursando comunicação na universidade, meus olhos se abriram para o fato de que vivemos no, "oligopolio da comunicação" , onde as Tvs abertas controlam toda a informação. Sendo as mesmas mantidas por empresas,e por seus interesses.
Perguntas pairam na minha mente: Até que ponto podemos confiar na credibilidade de tais meios de comunicação? Por que se determinado assunto for contra o interesse de um anunciante, certamente o canal não noticiará.
A televisão "controla a população", um belo exemplo disso foi na época do Collor , onde um certo canal elegeu Fernado Collor, e este mesmo canal, também o tirou do poder. Os estudantes foram usados como massa de manobra, "meros piões"!
E me pergunto também , onde esta o conteúdo da Tv aberta , que só se interessa em mostrar escatologia e baixaria. Até entendo que esse seja um meio de comunicação de massa, e que certos assuntos não interessariam a população em geral. Mas falta iniciativa de mudança , e incentivo, pois é muito mais fácil mostrar programas que não estimulam , que não fazem a população pensar sobre a sua realidade. A passividade é muito mais cómoda, para os interesses dos poderosos.
Infelizmente, as Tvs e rádios comunitárias, que tenta mudar essa dura realidade, são simplesmente esmagados , diante do poder dos grandes meios.
O crescimento dos blogs , só vem comprovar que essa realidade pode mudar, e que tem muita gente interessada na verdadeira liberdade de expressão , e na comunicação democrática.


"Enquanto pessoas perguntam por que, outras pessoas perguntam por que não? Até porque não acredito no que é dito, no que é visto. Acesso é poder e o poder é a informação. Qualquer palavra satisfaz. A garota, o rapaz e a paz quem traz, tanto faz. O valor é temporário, o amor imaginario e a festa primeiro de julho. Um minuto de silêncio é um minuto reservado de murmúrio, de anestesia. O sistema é nervoso e te acalma com a programação do dia, com a narrativa. A vida ingrada de quem acha que é noticia, de quem acha que é momento, na tua tela querem ensinar a fazer comida uma nação que nao tem ovo na panela que não tem gesto, quem tem medo assimila toda forma de expressão como protesto."

O Teatro mágico- Xanél nº 5

Fernando Aniteli e zeca balero

6 comentários:

Unknown disse...

"Enquanto pessoas perguntam por que, outras pessoas perguntam por que não? Até porque não acredito no que é dito, no que é visto[...]"

Adoreii essa parte!

Aline Rodrigues disse...

Até quando seremos manipulados??? Acredito q logo as coisas irão mudar!!__ "O sistema é nervoso e te acalma com a programação do dia, com a narrativa." __ olha a nossa aula de português (narrativo, descritivo e argumentativo) aí GUii!!! _____ bjão!

Unknown disse...

O crescimento dos blogs é um fenômeno importante e que tende a crescer, mas enquanto as pessoas não se mobilizarem para lutar para democratizar TV e rádio, fica difícil.

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Ola aline, até quando seremos mainupulados eu náo sei. Epero realmente que as coisa mudem!

Mauricio, voce tem razão, as pessoa precisam mesmo se mobilizar para haver mudanca, mas pra isso acontecer ,é nescessario um certo incentivo.

Eduardo Prado disse...

Olá, Guilherme!

"Até que ponto podemos confiar na credibilidade dos grandes meios de comunicação?"A grande imprensa já demonstrou que não merece essa credibilidade. Ainda não dá para descartar essa fonte de informação pois, por pior que ela seja, continua sendo necessária e tem a sua importância. Mas é preciso confrontar as informações trazidas pela grande imprensa com outras fontes. Temos uma razoável variedade de bons veículos na mídia impressa, como a Caros Amigos, a Carta Capital e até mesmo o Le Monde Dimplomatique, e também temos a internet, que além de alguns portais de notícias muito competentes ainda tem os blogs, cada vez mais influêntes, tanto que o Jornal O Estado de S. Paulo e a Folha já fizeram campanha contra eles. Quer dizer, estamos incomodando. Hehehe...

Hoje, ficar apenas com a opinião

Darlan (Filé) Júnior disse...

O crescimento dos blogs tem sido significante Maurício, e com certeza precisamos lutar pela democratização. Mas quer saber, eu não tenho esperança que isso mude tão cedo. Eles atingem a massa com muito mais eficácia que a gente dos blogs!

Mas ainda assim, continuaremos como formiguinhas, até conseguir mover todo o pode de balas pro nosso formigueiro!!

Abraço Gui!

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!