"Simbolo do Pensamento livre".

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Como muitos sabem, essa imagem acima é uma representação do quadro de Henri Matisse, chamado: A dança , e foi usada por um bom tempo, para ilustrar o layout do "Pensamento livre!" , entretentanto poucos conhecem o verdadeiro significado que essa imagem possuiu em meu blog.
Pois bem, conheci essa pintura em uma aula de Teoria da comunicação, uma aula que abordou coceitos artisticos usados em variadas épocas, isso para que tivéssemos uma melhor compreensão dos conceitos artísticos em relação à comunicação. De todos as pinturas que nos foram mostradas, essa foi com certeza a que mais me fascinou, pela levesa ,pelo uso de cores quase monocromáticas,(longe de mim querer fazer uma critica artistica) mas a sensação que a obra me provocou é praticamente indescritível, uma impressão de vida, de liberdade , melhor ainda, é quase possivel ouvir a musica que os indios dançam na obra, parece que a musica e a poesia fluiram das pinceladas do pintor, sentimos a dança libertadora, que une as pessoas sem a diferenciação de raças, credos, ou níveis socioeconomicos.
Justamente por esse conceito essa obra foi a escolhida como imagem representativa do "Pensamento livre!", ja que o sentimento que ela me provocou, são culminantes aos ideais que eu espero para o meu blog, uma irformação livre para todos, sem diferenciar cor, credo ou nível social, e onde mais poderia haver uma Expressão tão livre quanto a dança?
Apesar do blog ter sido repaginado e a pintura não estar mais sendo usada, a mesma não será esquecida e será sempre um símbolo do "pensamentolivre.net" e de todo o ideal de liberdade que ele representa, esta imagem estará sempre guardada em um lugar especial no meu coração e na minha mente.!
"para o céu um belo azul, o mais azul dos azuis (a superfície é pintada até a saturação, vale dizer, até um pouco em que finalmente emerge o azul, a idéia do azul absoluto), e o mesmo vale para o verde da terra, para o vermelhão vibrante dos corpos.[...] " Afirmou Matisse em uma carta.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!