texto da semana 2 ; Machado de Assis

sexta-feira, 27 de março de 2009

"Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me".
Trecho retirado do livro de Machado de Assis, Dom casmurro;
CAPÍTULO : OLHOS DE RESSACA


Fantástico livro de Machado de Assis , que consegue prender o leitor ; fascinar pela riqueza de detalhes; cheio de conflitos e perguntas que ecoam na cabeça do leitor, fazendo-o entrar no livro.Um livro que deixa uma eterna pergunta no ar.
Recomendo a todos que gostarem de boa literatura. Este é um livro que sem duvida, todos deveriam ler.

Sentimento de impotência

domingo, 22 de março de 2009
Vivemos em um mundo onde reina o sentimento de impotência. Todos nós em algum momento já nos sentimos impotentes diante das injustiças desse mundo. Um mundo cheio de violência , de fome , corrupção e desrespeito com o semelhante. Outro dia mesmo, o ex-presidente Fernando collor que voltou para a politica...detalhe "para fiscalizar o dinheiro publico"... diante dessas coisas todos nos sentimos impotentes.
Entretanto a impontência também não seria uma escolha?!
Por que se cada um resolvesse agir de alguma geito, será que o mundo seria dessa forma?
Vivemos nos perguntando o por que do mundo ser do geito que é?! ... e a resposta eh simples, o mundo é assim, por causa da nossa passividade diante de atos como este.
Sem querer usar um cliché, mas usando, uma gota no oceano faz diferença sim, bilhões de gostas formam o oceano...
É muito cómodo para as pessoas ficarem paradas, só observando, porque enquanto o ato em , não nos atinge, ninguém faz nada.
O sentimento de impotência é sim uma escolha. Sinceramente estou cansado desse sentimento, quero agir... fazer e acontecer.
Umas das formas que eu achei, é escrevendo este texto.Quem sabe isso toque a cada um de um geito, para que o sentimento de impotência seja uma mera lembrança.

parabolandos

quinta-feira, 12 de março de 2009

Sou um grande fã de teatro, por isso resolvi escrever sobre esse troupe irreverente, que me encantou com sua descontração e talento.
Conheci a troupe a um tempo atrás quando estavam encenando a peça "coisas", que estava sendo exibida no galpão das artes. O que eu achei muito bom, é que as pessoas começavam a rir antes mesmo de entrar no teatro, pois eles pegavam as pessoas que estavam esperando pra entrar e faziam brincadeiras e tal.Isso foi fantástico.
Outra grande peça do grupo parabolando é "O manicómio". Apesar de que eu sou meio suspeito pra falar qual peça eu acho boa, pois eu acho todas as peças deles muito boas, já que sou um grande fã.
O parabolandos é formado por Rafa Marcondes, Gell Marcondes, Keyla Godoy, Darlan Filé Junior, Ayla Mily e Carol portella.
A próxima peça da troupe será no dia 13 sexta-feira , onde eles enfrentaram a Cia eclipse de teatro, no espetaculo Súbito, que é realizado no forma de stand-up comedy. No galpão das artes, centro de Suzano, as 20:00 h, ingressos a 10,00 reais , e 5 reais a meia entrada.
Eu aconselho a quem tiver a oportunidade de ir , tenho certeza de que não se arrependerão!




quarta-feira, 11 de março de 2009

A partir de agora, postarei textos de grandes autores toda semana, começando pelo celébre William Shakespeare, que com este belo texto consegue penetrar na alma humana.

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mãos e acorrentar uma alma.E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa aprender que beijos não significa contrato e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de algum tempo você aprende que o sol queima, se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam.
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando, e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família, que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que amigos mudam, percebe que seu velho amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida, são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas aonde esta indo, mas se você não sabe onde esta indo qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute, quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que a mais de seus pais em você do que você suponha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dará o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar atrás.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar."


William Shakespeare
Posted by Picasa

"esquecer o passado"

sexta-feira, 6 de março de 2009

Por que é tão difícil deixar o passado para trás?
Por que simplesmente não nos esquecemos?
Isso acontece por que as lembranças são mais seguras. O futuro nos assusta.
É infinitamente mais fácil e mais cómodo, firmar-se no passado do que criar novas lembranças. Entretanto, o passado pode ser doloroso também, pois ficar remoendo mas recordações não faz bem a ninguém.
Como diz o grande poeta Carlos Drummond de Andrade, devemos nos lembrar dos bons momentos, das coisas boas que passamos. Com isso concordo plenamente. Mas não devemos viver de passado... "Pois quem vive de passado é museu".
Seria bom poder simplesmente esquecer , mas essas experiências nos fortalecem , as mais dolorosas principalmente. "as chagas na alma são sinais de que as feridas saram"
O mais importante de tudo isso é que não devemos viver de passado, nem mesmo viver esperando algo do futuro, devemos viver um dia de cada vez, no presente. Claro que não a mal nenhum em se planejar, mas nós temos que ter cuidado.
William Shakespeare disse uma vez: ...aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão...
Seria fácil de mais se pudéssemos esquecer o passado assim, simplesmente tomando uma pílula, mas convenhamos , a vida seria muito sem graça!


"O passado é um paradiguima , cabe a nós quebrar e recriar esse paradigma, dia após dia"
Guilherme Diogo Rodrigues