Perguntas pairam na minha mente: Até que ponto podemos confiar na credibilidade de tais meios de comunicação? Por que se determinado assunto for contra o interesse de um anunciante, certamente o canal não noticiará.
A televisão "controla a população", um belo exemplo disso foi na época do Collor , onde um certo canal elegeu Fernado Collor, e este mesmo canal, também o tirou do poder. Os estudantes foram usados como massa de manobra, "meros piões"!
E me pergunto também , onde esta o conteúdo da Tv aberta , que só se interessa em mostrar escatologia e baixaria. Até entendo que esse seja um meio de comunicação de massa, e que certos assuntos não interessariam a população em geral. Mas falta iniciativa de mudança , e incentivo, pois é muito mais fácil mostrar programas que não estimulam , que não fazem a população pensar sobre a sua realidade. A passividade é muito mais cómoda, para os interesses dos poderosos.
Infelizmente, as Tvs e rádios comunitárias, que tenta mudar essa dura realidade, são simplesmente esmagados , diante do poder dos grandes meios.
O crescimento dos blogs , só vem comprovar que essa realidade pode mudar, e que tem muita gente interessada na verdadeira liberdade de expressão , e na comunicação democrática.
"Enquanto pessoas perguntam por que, outras pessoas perguntam por que não? Até porque não acredito no que é dito, no que é visto. Acesso é poder e o poder é a informação. Qualquer palavra satisfaz. A garota, o rapaz e a paz quem traz, tanto faz. O valor é temporário, o amor imaginario e a festa primeiro de julho. Um minuto de silêncio é um minuto reservado de murmúrio, de anestesia. O sistema é nervoso e te acalma com a programação do dia, com a narrativa. A vida ingrada de quem acha que é noticia, de quem acha que é momento, na tua tela querem ensinar a fazer comida uma nação que nao tem ovo na panela que não tem gesto, quem tem medo assimila toda forma de expressão como protesto."O Teatro mágico- Xanél nº 5
Fernando Aniteli e zeca balero