Morre um dos percursores do Rock!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Les Paul no Iridium Jazz Club in the Manhattan Borough of New York em 2007Foto: Colin Archer/AP


Nesta quarta feira, dia 12/08/2009 morreu aos 94, anos Les Paul(Lester William Polfus), o guitarrista e criador da guitarra que leva o seu nome.De acordo com a empresa Gibson Guitars, Paul morreu devido às complicações de uma pneumonia no White Plains Hospital. Ele estava acompanhado da família e de amigos.
Alem de criar a guitarra elétrica de corpo solido, Les Paul também foi o criador da gravação multi pista, o que permitia que vários instrumentos diferentes fossem gravados na mesma música, além de ajustar o equilíbrio entre as faixas dos canais para finalizar as gravações.
A lista de famosos que ultilazam sua guitarra até hoje é bem extensa, por isso citaria alguns pricipais(segundo o meu ponto de vista é claro).Pete Townshend, Steve Howe, do Yes,Slach,Paul Mccartney, Al DiMeola e Jimmy Page são alguns dos músicos que fizeram da Les Paul sua marca registrada.
Com o passar dos anos, as séries Les Paul se tornaram uma das mais populares entre os músicos. Em 2005, um modelo de 1955 foi leiloado por US$ 45.600.
O que é importante frisar que, não foi somente o mundo do rock que perdeu um dos contribuentes para o nascimento do mesmo, mas sim a humanidade que perdeu um revolocionário da musica em geral!
Mesmo com a sua morte, sua alma pernamecerá vivo em cada acorde e dedilhada que um apaixonado por rock, tocar em uma Gibson Les Paul.

Confecom

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Do blog Comissão nacional Pro-Conferência de comunicação

O que a Conferência de Comunicação tem a ver com você? Quando assistimos televisão ou ouvimos o rádio não sabemos que qualquer canal só pode veicular determinado conteúdo porque tem uma concessão pública. Mas o que significa ser uma concessão pública? Significa que os canais de televisão e rádio pertencem ao povo brasileiro e que para que uma empresa queira explorá-lo comercialmente precisa de autorização do estado, que é quem toma conta dos bens coletivos do povo. Em outras concessões públicas, como transporte coletivo, por exemplo, todo o serviço prestado é voltado ao interesse do cidadão e quando ele não funciona todo mundo pode reclamar para que o serviço mude! No caso das TVs comerciais, como Globo, SBT, Record, Band e Rede TV , que de acordo com a lei deveriam veicular principalmente conteúdos educativos, culturais, artísticos e informativos, isso simplesmente não acontece! Eles fazem o que querem com a programação televisiva e o cidadão não tem a chance nem de avaliar, nem de reclamar para que as coisas mudem. Além disso, há uma śerie de irregularidades cometidas por esses canais, que muitas vezes violam direitos humanos e a própria lei que regulamenta seu funcionamento. A Conferência traz a chance da sociedade dizer como devem funcionar essas concessões públicas.

Outra questão importante: você tem internet em casa? Na escola? No Telecentro? Num mundo em que cada dia mais a informação é parte fundamental da vida, a internet torna-se um recurso de primeira necessidade. Ter acesso à informação e se comunicar são direitos do cidadão. É dever do Estado garantir que todo mundo possa acessar e produzir conteúdos para se informar e se comunicar. Como garantir esse acesso? Como garantir condições para que os cidadãos possam distribuir os conteúdos que produzem? Esses também são debates que passam pela Conferência.

O futuro também já chegou. É celular que toca música, é computador que passa filme, é televisão que vai virar computador. Nesse encontro de tecnologias, que chamamos de convergência, ninguém sabe ao certo de que forma podemos utilizar todas essas inovações a serviço do cidadão, garantindo o acesso universal ao conhecimento, e à produção de conteúdo. Como organizar todo o caminho que vai da produção de conteúdo, passando pela forma como ele será distribuído e recebido é outro tema sobre o qual os participantes da I Conferência Nacional de Comunicação.

Portanto, a I Conferência Nacional de Comunicação é um momento em que toda a sociedade se reúne para definir as diretrizes e ações que o poder público (prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, ministros, presidente, juízes, promotores, etc) deve ter como prioridade no setor de Comunicação. É um momento muito especial de participação popular na definição das políticas públicas. Por isso é fundamental se inteirar e participar de todas as atividades relacionadas à Conferência na sua cidade. Procure a Comissão Estadual de onde você mora e participe!

"Rosa de Hiroshima"

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Esta é a minha homenagem a todos os mortos na queda da bomba de Hiroshima e Nagasaki a 64 anos atras, um poema de Vinicius de Moraes, que tenta expressar em palavras a dor e lastima que aquele povo passou!
Repudiu com todas as formas esse ato de violência contra a raça humana, um ato totalmente cruel, com um povo que não tinha nada a ver com a guerra, com um povo inocente.
Os americanos chegaram ao ponto de serem mais cruéis que os nazistas. Fico simplesmente sem palavras para expressar essa crueldade sem tamanho, por isso faço das palavras de Vinicius , às minhas! E a dor desse povo é a minha dor!



Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume


Composição: Vinicius de Moraes



"O Cara"

segunda-feira, 3 de agosto de 2009
"O nosso sacrifício é consciente. É a quota a pagar pela liberdade que construimos."


Podem me dizer quantas pessoas se pode chamar de o cara?
E quantas realmente fizeram a diferença nesse mundo? Pois eu sei de uma pessoa que fez, um cara chamado, Ernesto Guevara de la Serna, vulgo EL CHE.
Che Guevara nasceu em Rosário, 14 de Junho de 1928, argentina. Entranto, apesar de nascer na argentina, lutou por muitos povos, declarando não ter uma nacionalidade, não que ele não fosse patriota, por que ele era patriota de cada pais que defendesse. Se houvesse algum povo sendo oprimido pelo imperialismo em qualquer parte do mundo, a bandeira daquele país seria a sua!
Gostaria de retrata-lo como Ernesto o ser humano, e não somente como CHE o mito. Justamente por isso resolvi colocar essa foto, Che ao centro e Granado ao lado(de bigode) tirada em uma partida de futebol na universidade de cuba, detalhe: nessa época Che já era o ministro da economia, ninguém imaginava que o ministro ia se atirar aos pés de alguém por uma bola. Mas ele era assim...no campo era igual a todos, um simples goleiro , em vez das suas fotos convencionais. Pois creio , que antes do revolucionário e líder nato, ele era um homem como outro, com seus medos, suas duvidas, e que era frágil também, que sofria de asma. A diferença, é que ele agiu, não se calou diante da exploração do homem pelo homem. Durante suas viagens pela América latina, Che viu a miséria de perto, viu um povo rico culturalmente sendo massacrado pelo imperialismo.
Penso que posso haver muita apologia por tras do nome do Che, mas não há como desvenciliar a historia dele com a luta pelo socialismo, ja que ele foi um dos maiores defensores da causa.
Alem de revolucionário, líder nato, e apaixonado pela causa, Che foi um homem único, que dedicou sua vida aos menos privilegiados.

Ps: Não sei se repararam, mas não coloquei a data de sua morte, pois sua alma e sua luta permanecem vivos, dentro de cada homem que sinta e lute contra a injustiça!

"Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
"Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."

Fontes: Che Guevara, citado em "Mi amigo el Ché"‎ - Página 11, de Ricardo Rojo - publicado por Jorge Alvarez, 1968, 2. ed. - 266 páginas

1º Encontro Prè-Conferência Paulista de Comunicação

domingo, 2 de agosto de 2009
Do blog: Liberdade de Expresão

1º Encontro Prè-Conferência Paulista de Comunicação



“Da Comunicação que temos à Comunicação que Queremos”
1º de Agosto é o dia do 1o Encontro Paulista Pró-Confecom no Sindicato dos Engenheiros a partir das 9hs da manhã

Rua Genebra, 25(ao lado da Câmara Municipal de São Paulo)

Participe: inscrições