Pensamento

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O que é o pensamento? segundo a definição do dicionário, pensamento é: " 1. Ato ou efeito de pensar. 2.Faculdade de pensar logicamente 3.Poder de formular conceitos. 4. O produto do pensamento;ideias etc...
Poderia dar muitas definições dos dicionários para o ato do pensamento. Porém, o pensamento e muito mais profundo do que essas palavras são capazes de explicar.
O pensamento pode mover montanhas; Fez o homem passar de um simples animal, para um ser "racional".
Iluminado, por formular teorias sobre sua própria existência, por realizar equações matemáticas, e por possuir sentimentos tão complexos, como por exemplo o amor.
Infelizmente muitos homens utilizam do " pensamento " para cometer atrocidades contra a humanidade, como o holocausto.
Se esse dom que nos foi dado, fosse usado para ajudar o próximo e para o bem, o nosso mundo poderia ser muito diferente do que é hoje.
O que é importante ressaltar é que o pensamento vai muito alem de ideias soltas, é uma filosofia; Um conjunto de ideias que forma o ser humano.
Mesmo que eu ficasse horas tentando definir o que é o pensamento, isso não seria possível.
Por isso este texto termina sem responder a pergunta do inicio.
Talves nunca haja uma resposta para essa questão.





"Penso logo existo". René Descartes

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Gui!! Concordo com você, essa é uma questão que talves nunca encontraremos resposta,pois nós seres humanos somos muito complexos em todo nosso sontexto, acredito eu que muito mais em nossos sentimentos e pensamentos.

. disse...

Realmente.'Pensar' parece apenas uma palava,um ato que nós todos praticamos sem 'pensar' mas por trás dela, há muito mais do que isso! Do pensamento que vem as nossas atitudes.
Do pensamento que vem o início de qualquer coisa.
E por ser assim,torna-se tão complexa e tão cheia de perguntas, que para mim, são perguntas sempre sem respostas.

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!