World Press Photo

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Foto: Reprodução/Luiz Vasconcelos - 13/02/2009
Esse ano há um vencedor brasileiro, na categoria "noticias gerais",Luiz Vasconcelos. A imagem foi publicada originalmente no jornal "A Crítica" de Manaus e que registra uma índia enfrentando policiais em disputa por terras.
World Press Photo é uma organização independente sem fins lucrativos fundada em 1955 em Amsterdã. É conhecida por realizar anualmente a maior e mais prestigiada premiação de fotografia do mundo.
Depois da cerimonia, os retratos vencedores são reunidos em uma exposição itinerante visitada por milhões de pessoas ao redor de 40 países. A cada ano um livro com todos os registros premiados é publicado em seis idiomas diferentes.
O talentoso Luiz Vasconcelos conseguiu em uma sacada de mestre , captar esse momento em que uma índia que enfrenta a policia, tentando impedir a invasão dos policias no acampamento dos índios que lutavam por terras.
Quem quiser conferir a premiaçao na integra, e vencedores em outras categorias, é só entrar no site www.worldpressphoto.org
O site contem ainda, um acervo com as fotos vencedoras de 1995 até hoje.
É muito bom saber que alguma coisa alem do futebol, do samba e da caipirinha, está sendo reconhecido fora do Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa foto é incrível!

Tenho que concordar com a frase: "Uma imagem vale por mil palavras". A força bruta do Estado, simbolizado pela polícia, contra a fragilidade de uma índia com seu bebê no colo. Que História que nada, a esquadra de Cabral chegou aqui, em 1500, e nao partiu ainda...

O Brasil tem ótimos fotógrados,taí o Sebastião Salgado que não me deixa mentir.

Parabéns pelo blog, Guilherme!

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Concordo plenamente.O estado abusa do poder, mal tratando os menos favorecidos.Enquanto os bandidos de colarinho branco ficam impunes.

Eu que agradeço pelo comentarios!

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!