"esquecer o passado"

sexta-feira, 6 de março de 2009

Por que é tão difícil deixar o passado para trás?
Por que simplesmente não nos esquecemos?
Isso acontece por que as lembranças são mais seguras. O futuro nos assusta.
É infinitamente mais fácil e mais cómodo, firmar-se no passado do que criar novas lembranças. Entretanto, o passado pode ser doloroso também, pois ficar remoendo mas recordações não faz bem a ninguém.
Como diz o grande poeta Carlos Drummond de Andrade, devemos nos lembrar dos bons momentos, das coisas boas que passamos. Com isso concordo plenamente. Mas não devemos viver de passado... "Pois quem vive de passado é museu".
Seria bom poder simplesmente esquecer , mas essas experiências nos fortalecem , as mais dolorosas principalmente. "as chagas na alma são sinais de que as feridas saram"
O mais importante de tudo isso é que não devemos viver de passado, nem mesmo viver esperando algo do futuro, devemos viver um dia de cada vez, no presente. Claro que não a mal nenhum em se planejar, mas nós temos que ter cuidado.
William Shakespeare disse uma vez: ...aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão...
Seria fácil de mais se pudéssemos esquecer o passado assim, simplesmente tomando uma pílula, mas convenhamos , a vida seria muito sem graça!


"O passado é um paradiguima , cabe a nós quebrar e recriar esse paradigma, dia após dia"
Guilherme Diogo Rodrigues

13 comentários:

Roberto l.Silva disse...

é verdade esquecer o passado seria bom por algumas coias ruins que acontecem,mas nem sempre é ruin as vezes também tenso a vontade de voltar ao passado para reviver momentos felizes que ocorreram ,"muitas vezes são com o nosso passado que construimos nosso futuro!"

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Voçê tem razão, nem sepre o passado é ruim, todos temos vontade de vontar no tempo , mas infelizmente isso naum é possivel, por isso é preciso olhar para o futuro.E o passado ajuda sim a contruir o nosso foturo.

Eduardo disse...

Eu sou historiador, portanto falar em "esquecer o passado", para mim sôa, como heresia. Esquecer porque, se o que somos hoje é o resultado da seqüência de acontecimentos passados ao longo da nossa vida? As decisões que tomamos no presente, e que repercutirão no nosso futuro, são baseadas em experiências passadas.
Eu sou um nostálgico convicto. Não só recordo como também guardo "relíquias" do meu passado, como discos, CDs, livros, fotos, agendas...
O passado não existe mais, é verdade, mas a tinta que ele imprimiu em nossa alma jamais se apaga. Mas se não podemos apagar o passado, podemos aprender com ele.

Eduardo disse...

Sabe que você me fez ter algumas idéia? Depois de ler este artigo fiquei pensando bastante a respeito do que escreveu. Essa nossa relação meio complicada com o passado ainda pode render bons posts...

O engraçado é que o passado não existe mais e o futuro não existe ainda, portanto só temos o presente, mas nem sempre nos damos conta dele.

Parabéns pelo belo texto.

Harumi disse...

Esquecer o passado? Seriamos pessoas sem historia, sem vida na verdade! Claro que as vezes, seria bem mais facil esquecer apenas o que aconteceu... Mais eh tao bom lembrar das coisas boas! Viver soh do passado tamben nao neh, mais eh por causa dele que formamos o que somos hoje. Aprendemos com os nossos erros... Soh lembrando pra nao cometer um erro grave de novo! Algumas pessoas soh sao felizes lembrando do que ja aconteceu de bom na sua vida, esquecendo que o seu presente pode se torna um passado feliz tamben! Cada segundo, daqui um segundo eh o seu passado! xD Por isso, que façamos boas decisoes em nossa vida, pq o tempo nao para e nem voltaa!

Anônimo disse...

.........ja sofri ja chorei ja cai e estou aqui hoje bem sabe porque porque hoje sei distinguir o que me faz bem e oque me faz mal diante do passado e do presente sempre almejando um futuro melhor que ontem diferente de hoje...surpreza .....seja ela qual for estou consiente de como agir boa sorte hoje agora e sempre.....

Anônimo disse...

eu acho que nao deveremos esquecer o passado, mas em certas situaçoes como morte de uma pessoa que amavamos podera trazer uma certa dificuldade num relacionamento futuro, pois teremos de conseguir dar a volta por cima...
Nessas circunstancias a questao é: Como superar isso de modo a evitar ferir sentimentalmente a pessoa que amamos no presente sem tocar nesse assunto do passado?
Pois o passado nao é só boas recordaçoes, embora que ele exista para podermos viver e conseguir planear um bom futuro...

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Olá, Anonimo
Concordo contigo, quando escrevi esse post, foi uma epoca que sofri bastante, minha relação com o passado era meio dolorosa entretanto, hoje eu concordo e aceito-o.
É bem dificil mesmo superar sem ferir a pessoa que estamos, mas isso só o tempo ira curar, o tempo ira fazer esse pessoa que estamos no momento a unica que importará, não que ela irá tomar o lugar de alguem, já que as pessoas são unicas. Mas com o tempo você passa a dar valor para o quem você tem na vida, no presente.

Obrigado pelo comentário, e da proxima vez ficarei feliz se você quiser se identificar!

Anônimo disse...

SIMPLISMENTE AMEI TODO CONJUNTO DE PALAVRAS,COMCORDO PLENAMENTE COM VOVÊ,MAS O PIOR,
QUE QUANDO AMAMOS... FICA MUITO DIFICÍL,
EM CONTRAR UM OUTRO AMOR...
ABRAÇO;
CIBELLE BATISTA.

Anônimo disse...

muito interessante os comentarios citados a cima.se eu pedesse voltar atrás no meu passado eu faria tudo diferente,porque o meu presente esta prejudicado pelas minhas atitudes do passado,mas sei q posso fazer tudo diferente agora no meu presente e no futuro ter prazer de lembrar o meu passado...

Anônimo disse...

O Phoda é quando o passado de alguém que amamos no presente é desagradável ao ponto de não nos darmos um segundo de trégua para nós mesmos... pelo contrário, parece uma espécie de autoflagelação da alma essa lembrança contínua que julga, maltrata outro e nos afasta da real essência da felicidade. Acontece comigo.Desculpem o desabafo. Meu nome é Jorge.

jefferson carlos disse...

reamnete esqueçer o passado e complicado e estupido pois aprendemos com os eros de ontem pra fazermos cero hoje se n foçe isto erariamos novamente
temos q viver o presente pensar no futuro e refletir sobre o passado

Anônimo disse...

so n reparem os erros ortorgrafios valeu ja faz parte do passado

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!