Gomorra

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Esse mês tive o imenso prazer de ler o livro do escritor e jornalista, Roberto Saviano , que ficou anos infiltrado, na máfia napolitana, a temível "Camorra"...fiz questão de abreviar a palavra Camorra , por que esse nome é mais usado pela mídia para se referir à mesma, que pelos mafiosos é conhecida apenas por "O sistema"...
O nome do livre é um referencia que Roberto fez, com a cidade descrita pela biblia , Gomorra a cidade do pecado, com a cidade de Nápoles, que tornou-se o coração da camorra, ou seja uma segunda "cidade do pecado".
O autor consegue traduzir a essência da camorra, com uma riqueza de detalhes impressionante revelando nomes dos Boss da máfia e , de pessoas assassinidas por ela, com todas as datas. A estrutura da camorra foi toda exposta por roberto.Inclusive as divisões por clãs, com varias chefes, e onde eles estão infiltrados.
Hoje , Roberto saviano vive escondido, sob ferrenha proteção do estado italiano, pois esta jurado de morte pela máfia.
O livro é um bestseller na Itália e , provavelmente não será diferente no Brasil. E ja virou até filme, premiado pelo festival de cannes.
Aconselho a todos que gostem de um bom livro documentado, que consegue transportar qualquer um pra dentro do mundo da máfia.

2 comentários:

Eduardo Prado disse...

Guilherme,

Me deu vontade de ler esse livro!
Já havia lido sobre os apuros por que passa o seu autor, Saviano, que praticamente perdeu sua liberdade de ir e vir em troca de mostrar para a sociedade italiana _ e mundial _ o submundo da máfia, que não é nada glamuroso quanto nos fazem pensar filme como "O Poderoso Chefão".

Também quero assistir ao filme. Será que já foi lançado no Brasil?

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Ola edu.

Se voce tiver a opurtunidade de ler , leia sim,
que eu tenho certeza que voce irá gostar.
Isso é verdade , a mídia faz uma idéia muito glamurosa da máfia,
o proprio nome CAMORRA, é usado somente pela mídia.Porque entre os mafiosos, a máfia é conhecida como o sistema.

O filme ja saiu no Brasil sim , mas só em alguns cinemas, a maioria em São Paulo, não sei se ainda está em cartaz.

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!