Morre um filho da literatura.

sexta-feira, 18 de junho de 2010
l
l
l
l
l
l
l
l
l
l
O escritor português José Saramago, durante visita ao Brasil, em 2008 (Foto: Mauricio Lima)

Nesta sexta feira, 18 de Junho, o mundo perdeu um filho da literatura, o grande escritor português José Saramago. A Fundação José Saramago publicou uma nota confirmando a morte do escritor:"Hoje, sexta-feira, 18 de Junho, José Saramago faleceu às 12:30 horas na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila."
Nascido em Azinhaga, uma pequena vila no interior de Portugal, no dia 16 de Novembro de 1922. Saramago foi criado de uma forma humilde. Apesar de ser uma aluno excelente, não pode cursar a universidade por problemas financeiros.
Contudo, tornou-se um auto-didata, publicando o seu primeiro livro, Terra do Pecado , aos 25 anos de idade e, em 1998, Saramago se tornou o primeiro escritor da língua portuguesa a receber um Nobel de Literatura, e ainda continua sendo o único.
Por ser um provocador e articulador habililidoso, Saramago foi alvo de duras criticas, algumas por parte da igreja católica, no qual a relação com o autor era um tanto conturbada, o que só piorou após a publicação de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo".
A posição politica de José Saramago é um outro ponto que ele sempre deixou bem claro para todos, comunista, exilou-se de Portugal, afirmando não ter rompido com o povo português e sim com o governo, e assim declarou até o fim de sua vida.
A grande façanha que consegui em sua vida de escritor foi levar uma literatura densa e sofisticada para um grande publico, sem perder a qualidade.
Mesmo com a sua morte ele permanecerá nas palavras, nos livros, seu legado será eterno e enquanto alguém estiver lendo as linhas que ele escreveu, Saramago estará eternamente vivo.

1 comentários:

Rafa.ela disse...

Apesar da familia pobre e simples, Saramago nunca deixou de correr atras e fazer a diferença!
Se tornou 'só' o primeiro e único escritor da Língua Portuguesa a receber um Nobel de Literatura!
É realmente uma pena para a sociedade perder alguém desse porte....
Mas como você disse "enquanto alguém estiver lendo as linhas que ele escreveu, Saramago estará eternamente vivo."

Vi essa noticia num jornal...
Pensei comigo: Será que o Guilherme vai escrever sobre isso no blog dele?
E ai está.. não só escreveu, como fez um poema!
Melhor do que eu pensei...

Beijo!

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!