Nova arte ajuda a limpar a cidade.

domingo, 19 de setembro de 2010

Photo copyright Alexandre Orion

Já que a pichação e o grafite são proibidos em lugares onde não haja uma prévia autorização, os grafiteiros encontraram um alternativa bem interessante, o Reverse Grafitti (Grafite Inverso, em tradução própria), que consiste em limpar paredes e espaços públicos para criar diversas imagens.
Quase todos já viram o Reverse Grafitte, aconteceu a qualquer um: encontrar o carro rabiscado com comentários ou smiles de quem passou e reparou na sujeira e decidiu envergonhar o dono do veiculo.
O criador dessa nova tecnica chama-se Paul Curtis, que no Verão de 2008 encheu o túnel da San Francisco Broadway de contrastes a preto-e-branco, feitos com jatos de água. O artista preencheu cerca de 43 metros de parede com imitações das árvores e plantas californianas que existiam ali antes da construção subterrânea.

Essa nova arte vem fazendo com que Grafiteiros brasileiros também troquem as latas de tinta por lenços, buchas, água e sabão. Alexandre Orion, ou Ossário, como é conhecido, enfeitou o túnel de Max Feffer, em São Paulo, com o Reverse Graffiti. Utilizando pequenos pedaços de pano, o artista plástico esfregou as paredes do túnel, desenhando uma série de caveiras.
O objetivo principal do Reverse é transmitir uma ideia utilizando meios originais, diretos, públicos e, claro, ecológicos, provocando as autoridades a tomarem alguma atitude, já que a única forma de impedir o Reverse Grafitte é limpando também.

4 comentários:

Luís Coelho disse...

Este tema é oportuno. Parece que todos temos uma opinião sobre este assunto e até parece que já nos habituámos a ver as paredes pintadas.
Há grafites com arte e com gosto e outros que apenas sujam paredes.
Não conhecia esta nova corrente, mas acabamos por ficar na mesma.

Rafa.ela disse...

Bem legal essa iniciativa...

Espero que os pichadores e grafiteiros colaborem de alguma forma!

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Luis

Ah, não diria que ficamos na mesmo, até por que essa arte não suja as paredes, ela limpa, a unica forma de não fazerem esses desenhos é se as autoridades limparem a cidade.

Abraços


Rafa

Muitos dos grafiteiros já são adeptos dessa nova forma de arte e, a cada dia, novos parceiros se unem a ela!

Beijos !

Ericka disse...

Muito bacana isso..

tornar algo que não é boom para a população em uma arte. Isso é muito interessante.

Pena que é preciso utilizar a sujeira...seria muito melhor viver em uma cidade limpa.

Beijos.

Te amo!

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!