jornalismo , e a necessidade do diploma!

quarta-feira, 24 de junho de 2009


Essa semana foi derrubada a necessidade de diploma para exercer a profissão de jornalista.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por oito votos a um, que não é mais necessário ter diploma de jornalista para exercer a profissão no Brasil. O STF acolheu o recurso ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF) contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que tinha afirmado a necessidade do diploma. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello votou pela manutenção do diploma.
O jornalista precisa de muito mais, do que simplesmente saber escrever, precisa entender de economia, sociologia, diagramaçao e de um profundo conhecimento da historia da comunicação; conhecimento esse, aprendido através de uma faculdade.
Eu entendo que a informação não pode ficar serciada nas mão de poucos, entretanto é nescessario que haja uma pessoa qualificada para expor os fatos , com qualidade, ética e verdade.
Não veria com surpresa se essa ação, estivesse sendo usada em favor da suja politica que temos em nosso país.Pois enganar uma população, sem o profissional qualificado que o denunciaria , fica muito mais fácil.
A profissão de jornalista que é desvalorizada, fica ainda mais com uma decisão dessas. Apesar disso, os jornalistas que tiverem um diploma serão mais valorizado pelas instituições.
O jornalista tem o dever de expor fatos com ética e verdade, sendo ele diplomado ou não!

1 comentários:

Rafa disse...

Para ser um jornalista precisa ser bem informado, ser ético, saber filtrar dados, dominar a língua,ter bom senso,e etc, para isso ele precisa de estudo, e atraves dele, poder levar informação segura e de qualidade aos cidadãos.
Essa é uma decisão absurda,que só prova que em matéria de educação vamos de mal a pior.

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!