A campanha institucional em comemoração aos 45 anos da TV Globo foi retirada da programação por decisão da emissora.
Após comentários na web de pessoas ligadas à pré-candidatura de Dilma Russef à presidência, acusando o jingle de embutir, de forma subliminar (disfarçada), propaganda a favor do pré-candidato do PSDB, José Serra.
A polémica começou após alguns blogueiros compararem trechos do jingle da Globo e o slogan da pré-campanha de Serra, “o Brasil pode mais”. Na campanha institucional da Rede Globo, atores, jornalistas e apresentadores repetem frases como: “todos queremos mais”, “emoção? Mais!”, “educação, saúde, e, claro, amor e paz. Brasil? muito mais”.
Segundo nota publicada pelo portal Estadão.com.br, a emissora argumenta que a campanha foi criada “comprovadamente em Novembro do ano passado, quando não existiam nem candidaturas, muito menos slogan eleitorais”.
Alguns internautas e comentaristas pela web relacionaram a comemoração de 45 anos da Globo com o numero do PSDB na cédula eleitoral. Um comentarista no blog RS urgente , um dos primeiros sites a apontar as semelhanças, afirmou: "Se tirar o símbolo da Globo e colocar um tucano, fica igual".
A emissora levou quase um mês produzindo a campanha, que envolveu mais 100 artistas dizendo o mesmo texto em uma edição clipada, palavra por palavra. A campanha estreou no horário nobre da casa, o intervalo do fantástico, e não deve voltar ao ar para evitar novas polémicas.
Leia a nota de esclarecimento da Globo
O texto do filme em comemoração aos 45 anos da Rede Globo, que começou a ser veiculado ontem à noite, foi criado – comprovadamente – em Novembro do ano passado, quando não existiam nem candidaturas, muito menos slogans eleitorais.
Qualquer profissional de comunicação sabe que uma campanha como esta demanda tempo para ser elaborada. Mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação da campanha na televisão.
O sr. McDonalds tinha um fast-food. Ía ía ô.
Há 12 anos
3 comentários:
Pois, é, Guilherme,
Mas a Globo mente.
O comercial não foi retirado do ar por conta de denúncias de blogueiros, pelo menos esta é a versão apresentada neste artigo do Marco Aurélio Mello puiblicado no Viomundo. Atores da propria emissora, incomodados pela forma como suas falas foram editadas para dar força ao slogam da campanha Serra "O Brasil pode mais", procuraram direção e ameaçaram botar a boca no mundo.
É demais a Globo dizer que foi sem querer querendo. Basta compara a fonte do número 45 da campanha do Serra com a fonte usada pela emissora como símbolo dos seus 45 anos.
Olá, Edu
Eu li o post no viomundo, achei interessante, uma pena que ele não divulgou quem foi o artista que se colocou contra o video.
Mas na verdade, todos nós sabemos que a globo sempre foi patidária desde a epoca do Collor quando elegeu e, logo após, o tirou Collor da presidencia.
Esse comercial só vem corroborar o que todos nós já sabiamos!!!!
Abraço.
Pessoal, eu sou cara bem neutro, não gosto da Globo, e nem assisto, sei do que eles são capazes, tb Serra e o Lula pra mim não tem diferença. Acho que pelo menos neste caso nem tem nada disso não, começo a disconfiar do que realmente é a manipulação, ponderem sobre isso, pensem por si só, com neutralidade sem simpatia com determinados politícos. Quais são suas conclusões?
Postar um comentário
Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!