A irrelevância da coluna social!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mas uma quinta feira na faculdade de Comunicação institucional, e mais uma aula de Fundamentos técnicos em jornalismo, uma aula um pouco cansativa pelo tamanho cunho teórico, entretanto muito importante obviamente, para a formação de qualquer jornalista!
Hoje tivemos uma demonstração de como acontece uma entrevista colectiva, onde o entrevistado pela turma foi um escritor de Colunas sociais, do SEMANA, se eu não me engano, que faz faculdade conosco. Na sala, todos faziam perguntas superficiais, até o professor percebeu isso e resolveu perguntar sobre a futilidade desse tipo de jornalismo, onde o entrevistado declarou que não achava fútil essas colunas. Muitas perguntas aconteceram , até que eu não aguentei e resolvi fazer a seguinte pergunta: Em relação a futilidade, qual a relevância desse jornalismo para a sociedade?. Houve algumas reações por parte da sala e do professor, algumas boas e outras ruins, mas a expressão do entrevistado que não esperava essa pergunta, foi a melhor, ele ficou meiu sem saber o que dizer, logo após disse que era relevante, pois era uma forma das pessoas se distraírem de suas vidas e ver um outra realidade, e que era uma forma de entretenimento!
Esse tipo de coluna não adiciona nada a vida da população, só serve para ostentação de poder por parte da classe mais abastada,o colunista usou a desculpa de que as pessoas lêem esse tipo de coluna por que elas querem fugir da realidade, como em uma novela, mas sinceramente quem lê esse tipo de coluna pra fugir da realidade?
Há tantas outras coisas que poderiam ser mostradas a população, como por exemplo a arte a poesia, a cultura em geral! Coisas que adicionassem conteúdo a vida delas, se é sentido que as pessoas querem para suas vidas, se é tapar um vazio e verem o que não podem ter, que vejam cultura, pois essa pais tem cultura o suficiente pra cobri qualquer vazio!

2 comentários:

Fláh. disse...

E pior que é verdade!


As pessoas não têm que fugir da realidade.Pelo menos não procurar fazer isso lendo um jornal.
E sim adquirir informações sobre o que acontece no mundo atual.

Ó Último dos Moicanos disse...

Adorei o blog.
Já o adicionei como seguidor

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!