Morre um dos percursores do Rock!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Les Paul no Iridium Jazz Club in the Manhattan Borough of New York em 2007Foto: Colin Archer/AP


Nesta quarta feira, dia 12/08/2009 morreu aos 94, anos Les Paul(Lester William Polfus), o guitarrista e criador da guitarra que leva o seu nome.De acordo com a empresa Gibson Guitars, Paul morreu devido às complicações de uma pneumonia no White Plains Hospital. Ele estava acompanhado da família e de amigos.
Alem de criar a guitarra elétrica de corpo solido, Les Paul também foi o criador da gravação multi pista, o que permitia que vários instrumentos diferentes fossem gravados na mesma música, além de ajustar o equilíbrio entre as faixas dos canais para finalizar as gravações.
A lista de famosos que ultilazam sua guitarra até hoje é bem extensa, por isso citaria alguns pricipais(segundo o meu ponto de vista é claro).Pete Townshend, Steve Howe, do Yes,Slach,Paul Mccartney, Al DiMeola e Jimmy Page são alguns dos músicos que fizeram da Les Paul sua marca registrada.
Com o passar dos anos, as séries Les Paul se tornaram uma das mais populares entre os músicos. Em 2005, um modelo de 1955 foi leiloado por US$ 45.600.
O que é importante frisar que, não foi somente o mundo do rock que perdeu um dos contribuentes para o nascimento do mesmo, mas sim a humanidade que perdeu um revolocionário da musica em geral!
Mesmo com a sua morte, sua alma pernamecerá vivo em cada acorde e dedilhada que um apaixonado por rock, tocar em uma Gibson Les Paul.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!