Reportagem feita para a aula de Fundamentos tecnicos em jornalismo!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Resolvi postar para quem tiver curiosidade em saber como ficou a nossa matéria sobre a cobertura do midia mix!

Um evento para marcar!

Aconteceu nesta última quinta e sexta feira a realização da 21ª edição do Mídia Mix, com o tema:” Comunicação, persuasão e sedução”.O acontecimento trouxe diversas atrações relacionadas à área de comunicação, que foram: Palestras e mostra internacional de animação, mesa redonda interativa, debates sobre mídias alternativas; mostra de fotos de “Comunicação, persuasão e sedução.A ilustre presença de componentes do profissão repórter; Mix Tape Tour Brasil 2009 um evento esportivo cultural, que foi o encerramento do Mídia mix, promovido pela turma do 2º semestre de marketing.,além do lançamento da revista Cibertexto (CTUBC);voltada para estudantes e profissionais ligados à área da comunicação.

O Mídia Mix, tradicional evento criado em 1998 pelo então coordenador, Armando Sérgio da Silva, que envolve os cursos da ECAP – Escola de Comunicação Aplicada da Universidade Braz Cubas, acontece a cada semestre e vem com a função de celebrar todos os trabalhos realizados pelos alunos de comunicação.”O mídia mix tem vários espectros, um deles é mostrar os trabalhos dos alunos, outro é o momento de ver outras idéias por isso propomos palestras, debates, composições de fora, ou seja, tentamos fazer um mix de alunos,com profissionais já atuantes na área” afirmou a professora Priscila Yamagami Kähler coordenadora dos cursos de comunicação.

É importante ressaltar é que a interdisciplinaridade é o pano de fundo gerador dos projetos produzidos pelos alunos, sob a orientação dos professores, através do uso dos conteúdos desenvolvidos no semestre, no sentido de viabilizar a execução de produtos midiáticos em que a prática profissional é enfatizada. Ademais, o fato serve como expositor dos alunos em relação às empresas que estão sempre em busca de profissionais criativos e bem preparados “Já tivemos vários casos de alunos que receberam propostas de algumas empresas após o Mídia Mix, afinal é um canal importantíssimo para se obter visibilidade no mercado”; confirmou a coordenadora.
O grande desafio do mesmo é a escolha do tema da edição, onde é feita uma reunião com todos os professores do colegiado e há uma votação para a escolha. Procura-se sempre um tema contemporâneo, que seja pertinente ao momento que a sociedade se encontra.
A coordenadora reiterou que para a escolha dos palestrantes, tem buscado referências nos alunos como, por exemplo, o convidado de web designer e alguns de publicidade, para que o aluno possa sentir-se um participante mais ativo na construção do Mídia Mix.Infelizmente há uma adesão pequena por parte do aluno.


O principal acontecimento desta 21ª edição ficou por conta da turma do 2º semestre de marketing. Denominado: “Basquete show, Mais que um jogo, um show de solidariedade!”. O evento ocorreu na sexta feira, no ginásio da UBC, marcando o encerramento do Mídia Mix. O mesmo contou com a presença dos jogadores do And One Brasil, um time de basquete de rua semi profissional; um grupo de Street dance o Talent crew, Dj Rodrigo Dantas, além de jogadores regionais que foram convidados a jogar contra o And One.
A abertura das portas do ginásio se deu às 18h, e show só começou às 19h e 30m, o ginásio não estava muito cheio, o público foi inferior ao esperado pelos organizadores, estima-se que 65% dos presentes no local eram de fora da universidade. Apesar de o público ter sido inferior ao esperado, todos estavam muito animados.
O show começou com o Dj Rodrigo Dantas levantando o público com muito black music, Logo após, o apresentador oficial do And one, o Mc Deng Style, tomou conta da quadra e começou a apresentar jogador por jogador, quando o jogo começou, o ginásio foi à loucura com as fintas, dribles e principalmente com as enterradas, que são aquelas jogadas em que o jogador se dependura na cesta de basquete, e o mais incrível disso é a facilidade com que eles fazem essas jogadas. “O jogo é simples e assim também é a nossa mensagem; tudo o que necessitamos é apenas uma bola, uma cesta e alguém que aceite o desafio”, afirmou um dos integrantes do And One.

No intervalo do segundo para o terceiro tempo, a quadra foi aberta às crianças, denominadas o futuro do basquete pelo Mc Deng.Os organizadores sortearam alguns brindes fornecidos por patrocinadores para quem estivesse no local, portando o ingresso que utilizou para entrar no evento. Além da entrega dos brindes, nesse mesmo intervalo ocorreu a apresentação de dança do grupo Talent Crew, que demonstrou extrema habilidade. O que impressionou mais foi a reação do time do And One assistindo a apresentação, o grupo simplesmente ficava fascinado com a dança. Erick do talent crew disse em depoimento: “Juntou o útil ao agradável, o basquete de rua junto com o street dance. Além de hoje ser o dia da consciência negra!”.

Assim que se encerrou a entrega dos brindes e a apresentação de dança, o Mc deng convidou alguns meninos na faixa etária de mais ou menos 12 anos, para dançarem Michael Jackson, e um deles surpreendeu a todos com sua ginga e sua extrema sensibilidade para dançar a musica do Michael, parecia que ele flutuava, todos foram à loucura após, coincidência ou não, o Erick dançar.
O que se percebeu no dia, foi que faltou um pouco de organização, segundo informações de componentes do grupo de marketing, o juiz contratado para apitar a partida faltou na apresentação, e o grupo que deveria realizar o grafite de rua, desistiu na ultima hora, por outro lado a universidade deixou a desejar.”O apoio da faculdade foi precário, como por exemplo, a falta de um alvará de funcionamento do ginásio e de tabelas de basquete, sendo que há tabelas apodrecendo ao relento, porém o apoio de alguns professores foi importantíssimo para realização do show de basquete” afirmou Daniela, uma das alunas do grupo de marketing.Esse foi um dos fatores geradores de atrasos no planejamento e organização, fazendo com que o jogo terminasse antes do previsto, no terceiro tempo e não no quarto como acontece normalmente em um jogo de basquete profissional. Apesar da falta de organização nesses aspectos, é preciso ressaltar os pontos positivos desse acontecido, a superação de desafios enfrentados. “A melhor lição que o pessoal levou para a vida foi a de aprender a levantar-se, após tantos tombos sofridos pelo grupo” justificou Rodrigo, um dos organizadores. O evento foi organizado em menos de três semanas, já que a cada momento mudavam-se os rumos escolhidos, posteriormente por razões das mais diversas, sejam elas fatores de infra-estrutura, agenda dos convidados ou a falta de patrocínio.
Levando em consideração todas essas variáveis e fato de serem alunos, o evento conseguiu arrecadar cerca de 310 kg de alimentos, sendo que a arrecadação monetária não foi totalmente contabilizada até o fechamento desta matéria;
Os alimentos arrecadados foram doados para a instituição de caridade, asilo São Vicente Paula. Sendo assim a XXI edição do Mídia Mix se encerra com chave de ouro.

autores: Guilherme Diogo Rodrigues
Felipe Marcelino Anacleto
Juliana.
foto: aline souza rodrigues

5 comentários:

Rafaela disse...

Realmente ficou como você disse, muito boa a matéria!!
Parabéns pra você e pra todos que contribuiram com ela...

Beeijo

Bia disse...

Ficou ótimo Gui! Você escreve muito bem! Parabéns!

Erickinha disse...

Adoro...
Matéria super bem escrita!!!

Amoor..quando ficar famoso quero um autógrafoo!
haha

Beijo *-*

Carol Vasconcelos disse...

Muito boa mesmo! Parabéns!

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Ola para todas, muito obrigado pelos comentários, tomara que o claudinho também goste da matéria !!

beijos!

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!