O site "Ficha Limpa" entra no ar!

quinta-feira, 29 de julho de 2010
Site ficha limpa começa a receber cadastros dos candidatos.
Entrou no ar nesta quinta-feira (29) o site criado por entidades para que os candidatos comprovem, voluntariamente, que "são fichas limpas".
O site Ficha Limpa permite que os candidatos disponibilizem certidões e comprovem que não são processados e não tem condenações, além de prestarem contas sobre suas campanhas eleitorais, informando semalmente os recursos obtidos e gastos realizados.
Idealizado pelo Instituto Ethos, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), o site começou a ser criado em maio, quando as entidades envolvidas ainda estavam em dúvida se o projeto do Ficha Limpa seria aprovado.
Estarão disponíveis para o internauta todas as informações dos candidatos cadastrados. Há um sistema de buscas com filtros, tais como: por nome, número no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), idade, gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, Estado e partido. No Ficha limpa (site), aceita cadastramento de candidatos que disputam todos os cargos dessa eleição, exceto deputado estadual.
Será possível também, que o internauta questione o teor das informações apresentadas pelos candidatos. Segundo o instituto Ethos, as denuncias serão recebidas pelo administrador do endereço e encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitora (TSE).
O presidente da entedidade, Oded Grajew, afirmou está tarde ao site de notícias G1, que o eleitor deve cobrar do seu candidato o registro no site, já que para ele, só vai se interessar em se cadastrar quem realmente tiver a Ficha Limpa. "Quem fizer uma declaração de contas não verdadeira no site é louco. A sociedade vai fazer a fiscalização e, com certeza, os adversários políticos também."
O "Pensamento Livre" visitou o site por volta das 23h desta quinta feira e constatou que até agora não há nenhum candidato cadastrado, segundo o MCCE a medida foi proposital para que nenhum candidato fosse favorecido, mas que vários deles já começaram a enviar os seus respectivos cadastros.
Resta agora esperar para ver quantos verdadeiros "Fichas Limpas irão enviar as suas informações.

Acesse o site e saiba se o seu candidato já se cadastrou : http://www.fichalimpa.org.br/

3 comentários:

Eduardo disse...

Guilherme,

Ainda não entrei no site. Tem toda uma progadanda em cima da tal lei da ficha limpa, mas eu ainda não consegui aplaudir a lei. Para mim, qualquer cerceamento a lberdade do eleitor em escolher seu representante constitui uma ameaça a Democracia. Cheguei a publicar um HQ no Conversa de Bar sobre isso.
espero estar errado, mas a aprovação desta lei pode abrir precedentes perigosos. Até porque ela é claramente inconstitucional. Concordo, e acho muito bom, que más figuras públicas sejam excluídos dos cargos eletivos, mas prefiro que isso aconteça pelo voto. E depois, os verdadeiros fichas sujas _ com o vice do Serra, investigado por desvio de verbas da merenda escolar no Rio _ tem costas largas e não são atingigos pela justiça. Se a nosso justiça fosse cega, ainda vá lá, mas ela encherga muito bem.

Eduardo disse...

Ops, quis dizer propaganda... ai ai... :D

Abraço!

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Olá, Edu.

Eu andei pensando nisso também, na verdade esse post é mais informativo, já que a lei foi aprovada resolvi postar.
Também concordo que não deveria sercear a liberdade dessa forma, mas mesmo assim alguns podres ficaram fora da política!!

Abraço!!!

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!