Já esta definido, os jogos Olímpicos de 2016 serão mesmo realizados no Rio De Janeiro!
O projeto ficou em torno de R$ 508 milhões, O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende anunciar nos próximos dias uma linha de financiamento que pode chegar a até 1 bilhão de reais para o setor hoteleiro e turístico para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro, afirmou o diretor de crédito do banco, Élvio Gaspar. A nova linha já foi aprovada pelo banco e os últimos detalhes estão sendo fechados com o Ministério do Turismo.
O banco já tem um orçamento de 5 bilhões de reais para a infraestrutura de transporte e um programa de 4,8 bilhões de reais para modernização e construção de estádios e arenas esportivas.
Agora eu pergunto ao caro leitor: Onde estava esse dinheiro quando era nescessario resolver o problema da segurança publica no RJ?.E vou mais fundo, esse dinheiro não poderia ser melhor aproveitado no envestimento de melhorias na
educação, saúde e infra-estrutura no pais?Os defensores da realização dos jogos no brasil usam o argumento de que a olimpíada no Brasil possa trazer melhorias sociais não só para o Rio de Janeiro , mas para todo o Brasil.Entretanto não é bem assim que as coisas acontecem no nossa país, já que até hoje os brasileiros indagam: Onde está o legado do pan?
Sede dos Jogos Pan-americanos de 2007, a cidade do Rio de Janeiro herdou um patrimônio esportivo avaliado em mais de U$ 1 bilhão. Instalações como o Estádio João Havelange, o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena Multiusos e o Velódromo incrementaram a paisagem da cidade. Porém, o legado para o Rio, como fomentador de ações sociais, local de centros de formação de atletas e possível sede de competições internacionais não vem sendo amplamente aproveitado.
Passados quase dois anos do maior evento esportivo realizado no Brasil, apenas aquelas instalações que funcionam como palcos para o futebol estão sendo utilizadas. Além disso, nem todos os locais de eventos dos Jogos Pan-americanos serão aproveitados em uma olimpíada.
Mais do que nunca, o Pan-americano deveria funcionar como um exemplo de legado deixado para a cidade por um grande evento internacional. Porém, para o especialista em Marketing Esportivo João Henrique Areias, idealizador do projeto de construção de estádio em Vitória (ES), no caso dos jogos de 2007 não houve legado. E, se existiu, está mal aproveitado.
- São vários legados, o da estrutura física-esportiva, da melhoria do trânsito. Mas, no caso do Brasil, com todo o dinheiro investido, não houve qualquer tipo de resgate para o contribuinte. O político quer fazer a obra e mostrar o que fez. Não planeja, não pensa no retorno para a população, nem para o esporte do país – argumenta.A construção do Parque Aquático Maria Lenk custou aos cofres públicos R$ 85 milhões. Hoje, a instalação está em estado de abandono. Em outubro do ano passado, logo após o Pan, recebeu as disputas do Mundial de Nado Sincronizado e, mais tarde, o Troféu Maria Lenk de natação. O resto do tempo permaneceu fechado. Sem nenhuma ação social, o parque aquático – que já sofreu uma obra de manutenção –, foi classificado como área de foco do mosquito da dengue.Se esse o legado que o pan deixou para o nosso país, imagina o legado das olimpíadas!]
Infelizmente é assim
:"É mais fácil realizar carnavais, festas e jogos olímpicos que distraiam a população, do que investir na Educação, na saúde. Para que não possam tornar-se conscientes da realidade que vivem,e que resolvam fazer alguma coisa a respeito.Sinceramente, torço para que a Olimpíada , não se torne OlimPIADA, já que o dinheiro que será investido, será o nosso.A olimpíada pode ser uma Piada, mas o Brasileiro já esta cansado de ser feito de palhaço!
Fontes:
g1.globo.com/
http://esporte.ig.com.br
http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/
5 comentários:
Guilherme, consegui 5 arquivos. Entra em contato: dialogico . blog @ gmail . com
No aguardo!
Absurdo!
Com tantas coisas mais importantes para invertir o dinheiro [ educação, saude, transporte ... ]
Mas assim é Brasil!
investir*
Eu não sei... vejo os investimentos nas olimpíadas com um pouco mais de otimismo.
Primeiro por que estamos em tempos de crise mundial. Em outros países o que se está fazendo é dar dinheiro para resgatar o sistema financeiro diretamente. Enquanto eles seguem a receita neo-lib, o Brasil anda seguindo a receita mais Keinesiana-desenvolvimentista: bota dinheiro na economia por baixo, não por cima, ou seja, cria empregos, dá bolsa família, coisas assim.
A receita neo-lib nem é justa (pois os que causam a crise é que recebem ajuda) nem mesmo ao menos funciona: os bancos recebem a ajuda e mantém o dinheiro em cofre com medo de inadimplência ao emprestar (quando teoricamente eles deveriam emprestar esse dinheiro para retirar a economia da estagnação).
Enquanto a outra receita - a desenvolvimentista pode dar em dívida pública (o que a receita neo-lib também dá) ela tem muito mais probabilidade de sucesso em movimentar a economia estagnada pela crise (e pelo medo dela): o dinheiro recebido em salário e bolsa-família é rapidamente posto em circulação, pois a população pouco pode guardar, já que é preciso gastar com coisas básicas, como alimentação, vestimenta, saúde..
Assim, se você notar, estão havendo alguns grandes investimentos do governo que redundarão em infra-estrutura - os investimentos nas olimpíadas vão redundar em infra-estrutura urbana, de esportes e turismo, e provavelmente em infra estrutura de segurança também, que, diga-se de passagem, é algo que o Rio está precisando há já uma ou duas décadas pelo menos. Além do investimento nas olimpíadas, me vem à cabeça os investimentos no São Francisco.
Olá flavia, eu concordo com você em relação ao bolsa familia,e com essa politica neo-lib.Talves tenhamos mesmo de ser mais otimistas e confiar que as olimpiadas melhoraram a infra estrutura, mas infelizmente não podemos descuidar, pois vivemos cercados por corruptos, e da muito medo da superfaturação nessas obras!
Quiça tudo dê certo!
beijos!
Postar um comentário
Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!