De quadro enquadro!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sentado ao muro da biblioteca,
Lia um livro de um retrato.
Mas, (des)Atento, vira um retrato diferente
Havia um olhar mecanizado,
Aquele por cima dos ombros.
De dentro dos carros,
Nos elevadores,
Postes e à cada esquina.
Os olhares mais vigiados,
Condenados até que um olho mágico
Prove a nossa culpa.
Roubando privacidade,
Sentenciando liberdade.
Enquanto isso, seguimos pintados
Neste quadro enquadro
Da era dos “Big Brothers”


Guilherme Diogo Rodrigues.

O site "Ficha Limpa" entra no ar!

quinta-feira, 29 de julho de 2010
Site ficha limpa começa a receber cadastros dos candidatos.
Entrou no ar nesta quinta-feira (29) o site criado por entidades para que os candidatos comprovem, voluntariamente, que "são fichas limpas".
O site Ficha Limpa permite que os candidatos disponibilizem certidões e comprovem que não são processados e não tem condenações, além de prestarem contas sobre suas campanhas eleitorais, informando semalmente os recursos obtidos e gastos realizados.
Idealizado pelo Instituto Ethos, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), o site começou a ser criado em maio, quando as entidades envolvidas ainda estavam em dúvida se o projeto do Ficha Limpa seria aprovado.
Estarão disponíveis para o internauta todas as informações dos candidatos cadastrados. Há um sistema de buscas com filtros, tais como: por nome, número no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), idade, gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, Estado e partido. No Ficha limpa (site), aceita cadastramento de candidatos que disputam todos os cargos dessa eleição, exceto deputado estadual.
Será possível também, que o internauta questione o teor das informações apresentadas pelos candidatos. Segundo o instituto Ethos, as denuncias serão recebidas pelo administrador do endereço e encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitora (TSE).
O presidente da entedidade, Oded Grajew, afirmou está tarde ao site de notícias G1, que o eleitor deve cobrar do seu candidato o registro no site, já que para ele, só vai se interessar em se cadastrar quem realmente tiver a Ficha Limpa. "Quem fizer uma declaração de contas não verdadeira no site é louco. A sociedade vai fazer a fiscalização e, com certeza, os adversários políticos também."
O "Pensamento Livre" visitou o site por volta das 23h desta quinta feira e constatou que até agora não há nenhum candidato cadastrado, segundo o MCCE a medida foi proposital para que nenhum candidato fosse favorecido, mas que vários deles já começaram a enviar os seus respectivos cadastros.
Resta agora esperar para ver quantos verdadeiros "Fichas Limpas irão enviar as suas informações.

Acesse o site e saiba se o seu candidato já se cadastrou : http://www.fichalimpa.org.br/

O Vendedor de Balas é Talentoso

quarta-feira, 28 de julho de 2010
Esse vendedor de balas esteve essa semana lá no meu serviço, ele é realmente muito bom. Descrevia o seu produto de um jeito bem interessante.
 Logo após todos nós comprarmos pelo menos um pacote das suas balas, ele reparou que tínhamos computadores aqui, e perguntou se podíamos assistir ao seu vídeo no Youtube, e não é que o cara tem talento!

Confere aí:

O nascimento de um poeta!

segunda-feira, 26 de julho de 2010
Contidos neste grande circo de lona fria e de tonalidade acinzentada, encenamos todos os mágicos da nossa existência, enganando ilusão, transformando realidade ou tirando soluções de uma cartola empoeirada. Algumas vezes somos os palhaços, rindo ou chorando da comédia da vida. Os mesmo que outrora atiraram facas e que se deixaram acertar-se a si próprio.
Mas em certas ocasiões, num raro momento, um fio de luz colorido adentra por uma pequena fresta. Quando essa pequena gota de tinta cai sobre o pano e atinge um piscar, uma alma antes contida no mágico, palhaço ou atirador de facas, faz-se liberta e mais uma vez essa porta se abre. Surgi um personagem plural, sendo todos em um, carregando consigo o dom do olhar, simples, mas de dentro para fora.
Aquele que um dia fará mágica e também atirará as facas, sempre brincando de colorir a velha lona cinza, fazendo nascer, uma vez mais, à essência plural e o poeta que vai tudo recomeçar.

 
Guilherme Diogo Rodrigues.

Stairway To Heaven - A canção mais cara de todos os tempos!

sexta-feira, 23 de julho de 2010
O grande clássico Stairway To Heaven da banda Led Zeppelin, é considerada a musica mais cara de todos os tempo, avaliada em torno de  US$ 572 Milhões de dólares.
Lançada na década de 1970, a canção de oito minutos, é aclamada até hoje como uma obra-prima musical e em 2007 foi eleita o melhor solo de guitarra de todos os tempos pela Guitar World.
A proteção notória da banda em relação ao seu trabalho, tornou esta composição a mais cara do mundo,já que enquanto outros artistas ganharam muito dinheiro licenciando suas músicas para Hollywood, como por exemplo Bob Dylan. O Zeppelin se manteve longe das ofertas dos produtores de cinema, que ofereciam e ainda oferecem milhões por suas musicas.
O Led não licenciou “Stairway” para filmes ou comerciais. Mas os compositores Jimmy Page e Robert Plant e a Warner/Chappell, a publicadora da canção, ainda ganham dinheiro com os royalties das vendas dos discos, veiculação nas rádios e performances ao vivo.
Alem disso, segundo informações do site americano Portfolio.com, “Stairway” foi tocada nas rádios em estimadas 2.985.000 vezes, o que equivaleria a 45 anos de veiculação ininterrupta, ganhando em torno de 2 milhões de dólares. É também considerada a partitura mais vendida da história do rock, com royalties de 1 milhão de dólares.

Vale a pena assistir:

"Segredo de travesseiro"

quinta-feira, 22 de julho de 2010
A volúpia que os tomou
Permanece no ar,
Envolta em atmosfera quente.
O rubor de suas maçãs saborosas
Inebriando paladar.
É travesseiro de recordações
Perfumado por cabelos negros.
As mão ainda exalam
O aroma daquela pele.
E o coração é diamante forjado
No fogo desse amor.

Guilherme Diogo Rodrigues.

O Retrato

quarta-feira, 21 de julho de 2010
Portrait Of Dorian Gray. do site:
http://lecturesdelatercera.wikispaces.com/
Os traços alinhados em tela,
O óleo perfeito, pincelando
Olhos da primeira impressão,
Nessa imagem, tatuado.
Museu em obras de expressão,

Vendendo tudo pela mocidade,
Levando a vida de leviandade.
Enganando seu destino.
Estando sempre em desatino.
Trancando as marcas no retrato
Fez do tempo o seu contrato.


Guilherme Diogo Rodrigues.

(Poema baseado no livro: O retrato de Dorian Gray).


Servidor apaga mais de 70 mil blogs nos EUA.

terça-feira, 20 de julho de 2010
.

Segundo informações divulgadas pela revista veja no Twitter e em seu site oficial, a plataforma Blogetery.com saiu da Internet, fechando mais de 70 mil blogs que se alojavam no site. A BurstNet, que concedia o serviço de hospedagem ao Blogetery, afirmou que encerrou o contrato com o site por que ele havia publicado "Um vínculo a material terrorista" e uma lista de supostas vítimas potenciais da al-Qaeda. Ainda em nota, a empresa assegurou que a decisão veio depois de receber um "aviso muito serio por parte das autoridades.
A medida causou grande repercussão dentre os usuários da plataforma, que afirmam não terem sido avisados com antecedência. Na página oficial do Blogetery.com havia um aviso informando os usuários que seu servidor foi apagado "sem aviso nem explicação" e que tentava resolver o problema. 
Em contraponto, a BurstNet defendeu sua posição:  "O material publicado, além de potencialmente incitar a atividades perigosas, violou especificamente a politica de uso da empresa".
O FBI informou que não pediu o fechamento de nenhum site. O Centro para a  Democracia e Tecnologia do Estados Unidos expressou sua preocupação sobre o destino dos mais de 70 mil blogs apagados. 
Outro fator importante é a liberdade de expressão que foi totalmente serciada e ignorada, levando ao fechamento de blogs que não respondiam por quaisquer atividades "criminosas".
O ocorrido nos EUA também gerou desconfiança na comunidade blogueira no Brasil, já que os servidores e plataformas utilizadas pelos mesmos, são americanas, como por exemplo o Blogger e o Wordpress.

Musa.

terça-feira, 13 de julho de 2010
De perto, olhei seus olhos!
Os mais expressivos que já vi,
Olhei sua boca!
A curva dos seus lábios
Trazia o beijo escondido.
O desenho do seu rosto,
Mostrava o que sonhei.
Menina-mulher
De traços e génio forte.
Seus braços faziam um arco
Em torno de mim.
Abraçavam-me
E ao meu mundo.
O nosso mundo!
Onde pude ver
Onde pude sentir.
Onde pude amar
Onde pude vive-la.
E Ama-la só por existir.
Num simples instante
Deitado em seu peito.

Para Ericka Moraes.

Guilherme Diogo Rodrigues.
Por que esse sentimento me assusta tanto?
Aquele tão ansiado!
É frio na barriga, segredo gritado.
O sentimento de Bentinho,
Desejo nunca saciado
É contado baixinho
Nos ouvidos amados.
Das Julietas e dos Romeus
Vivendo dentro dos olhos teus.
Tempestade que bate e que afaga,
É aquele amor, o verdadeiro, por ti minha amada!


Para Ericka Moraes.



Guilherme Diogo Rodrigues.

Saudade da Inocência sem reticências.

quarta-feira, 7 de julho de 2010
Hoje andei lendo os meus textos antigos, confesso que senti falta da inocência e até ingenuidade que havia naqueles parágrafos e versos onde escrevia tudo que me vinha à mente, quando a preocupação era menor e as pausas, virgulas e pontos eram menos importantes. Me bateu uma certa saudade deste que escrevia mais com o coração e menos com a razão.
As respostas me pareciam vir com uma facilidade que não encontro mais hoje, mesmo que fossem incertas, eram minhas. Respostas de uma criança que vislumbrava tudo com um olhar novo, sem vícios, tudo era uma descoberta. A mais simples das frases era conteúdo e o mais elaborado dos versos, o máximo que se podia ser para tenra idade, era puro e transmitia a essência da liberdade infantil.
Pouco havia preocupação com a estética ou com o que pensariam sobre o que foi escrito, era uma época onde não havia reticências, tampouco os poréns, os mas, os entretantos e, tampouco os "tampoucos" que a vida nos impõe.
Ta certo que as evoluções foram importantes, isso, não há como negar, mas que bate uma nostalgia por perder essa relação tão sincera, que só uma criança pode ter com o mundo das frases, dos verbos, crases e versos, que nesse tempo nem sabia nomeá-los, somente saboreá-los.

Teatro Mágico lança novo DVD e mantém o corajoso discurso

terça-feira, 6 de julho de 2010

Este Release é oficial e me foi enviado por e-mail pela escritora e poeta Maíra Viana, irmã de Fernando Anitelli.
Ela me pediu para divulgar no meu blog, e aí está, divulgo com a maior honra.
Viva a arte independente!


A trupe O Teatro Mágico, lança no mercado seu novo DVD, intitulado “Segundo Ato”, produzido em parceria com o Itaú Cultural. Diferentemente do que muitos pensavam, o criador do projeto, Fernando Anitelli, mantém o audacioso discurso que o tornou pioneiro na defesa da música livre e da arte independente: “Podem piratear, jogar no youtube, fazer download! O que a gente quer é estar cada vez mais ao alcance de todos, ter voz, debater, dialogar, trocar figurinha com o público!”.
Dessa forma, o novo DVD da trupe reforça a aposta no uso das ferramentas da internet como agentes de proliferação de música e cultura. De acordo com a produção do grupo, o contrato feito com o Itaú Cultural precisou ser reformulado, pois Anitelli fez questão de que o produto levasse o selo “creative commons”, que permite a livre circulação, exibição, veiculação e cópia das imagens e do áudio, na íntegra. Mesmo disponibilizando todo seu conteúdo audiovisual, livre e gratuito, na web, a trupe osasquense já vendeu mais de 200.000 cópias do primeiro cd, 80.0000 do segundo e 50.000 do dvd Entrada Para Raros – primeiro da banda.
No palco, Anitelli brinca com os conceitos de música, teatro, circo e fábula lúdica em meio a um ativismo ora ferrenho, ora poético, que articula, envolve e mobiliza debates políticos, ambientais e sociais junto a um público fiel e participativo.
No repertório do Segundo Ato (cd e dvd), as canções desenham a realidade do país sem disfarces mas com pitadas de poesia em meio a arranjos bem elaborados. Em “Cidadão de Papelão”, o poeta traz à tona: “O cara que catava papelão, sem terno, nem tampouco ternura, à margem de toda rua, sem identificação”, sobre a falta de cidadania dos sem-teto. Já em “Pena”, a dificuldade do artista em sobreviver ao mercado é entoada: “Música rara em liquidação”. Em “Xanel n°5”, o questionamento vai mais a fundo: “O sistema é nervoso, mas te acalma com a programação do dia: na tua tela, querem ensinar a fazer comida uma nação que não tem ovo na panela”.
O novo dvd foi gravado ao vivo, em maio de 2009, no auditório do Itaú Cultural, em São Paulo, em 18 sessões, durante uma semana, sendo três shows por dia, de forma a tentar atender à procura do público pelos ingressos. “Pessoas chegaram a dormir em frente à entrada do Itaú, numa fila nunca vista antes, aguardando, pela manhã, a abertura da bilheteria”, conta um dos organizadores do evento. Passada a maratona de apresentações, o resultado final é um registro fiel dos quase dois anos de turnê do espetáculo “O Segundo Ato”, que conta com a participação dos músicos e compositores Silvério Pessoa (PE) e GOG (DF).
Além do show, o dvd comporta ainda uma faixa extra onde integrantes do grupo contam um pouco da história de sucesso do projeto além de abordar questões pertinentes ao mercado fonográfico e ao modelo de auto-produção escolhido por Anitelli ao dizer “não” às principais gravadoras do país. Opção corajosa que conta com um público que, como ele gosta de dizer, é uma extensão da trupe. “As pessoas que gostam da gente, entendem o que estamos fazendo e acabam ajudando como co-produtores das apresentações saindo em busca de recursos e espaços em suas cidades, levando material nosso nas prefeituras, instituições, colaborando como podem para que a gente consiga viajar pelo país. Hoje, a trupe atrai a atenção de grandes produtores e festivais tradicionais na maioria dos Estados, graças a esses milhares de braços que temos espalhados por aí”, revela.
No atual cenário de convergência das mídias, o Tetro Mágico é símbolo de vanguarda ao levantar, na rede, questões como a reforma da lei de direito autoral, o movimento MPB (Música Pra Baixar) e articulações com grupos como o dos ambientalistas, as feministas, dentre outros. Sua principal ferramenta hoje é o twitter, onde possui mais de 30.000 seguidores ativos e prontos a repassar as mensagens enviadas a cada vez mais pessoas, alcançando inclusive o ranking de tópicos mais citados no microblog (TTs BR) - o que comprova sua capacidade de mobilização através de um diálogo saudável, transparente e preservando sempre uma relação muito próxima com seu público.



Releases e fotos em alta: www.oteatromagico.mus.br/imprensa


Serviço:

Show de lançamento do dvd “Segundo Ato” no Rio de Janeiro
Data do Show: 16/07/2010
Horário do Show: à partir das 21h
Local do Show: Fundição Progresso
Endereço: Rua dos Arcos, 24 - Lapa –

Rio de Janeiro

Pontos de Venda: Lojas South, Barra Shopping – 2431-8909, Botafogo Praia Shopping – 2237-9275, Plaza Shopping Niterói – 2620-6769, Ilha Plaza Shopping – 2463-7521, Iguaçu Top Shopping – 2666-7701, Shopping Tijuca – 2234-3801, Lojas Banco de Areia, Shopping Leblon – 2239-3444 e Rio Sul – 3873-0969.

Show de Lançamento do dvd “Segundo Ato” em São Paulo
Data do Show: 18/07/2010
Horário do Show: 19h Local do Show: Carioca Club
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899, Pinheiros – São PauloPontos de Venda: No próprio Carioca Club e através do site: http://www.ingressorapido.com.br/

Valores dos Ingressos:
1° Lote: R$ 25,00 (Meia e Promocional)/2° Lote: R$ 30,00 (Meia e Promocional)
Crucifiquem o letrista!
Crucifiquem, mas não o classifiquem.
Sejam sempre pelo tato
Tanto mesmo pelo fato
Sendo sempre o artista.
Contemplando sentimento
Ou andando só no acostamento
Vigiando madrugada, sempre desperto,
Acordado à brincar com um levado
Verso esperto.
Teimando a lhe espreitar
Ao deitar e ao sonhar.


Guilherme Diogo Rodrigues.

Conheçam um pouco de O Teatro Mágico.

quinta-feira, 1 de julho de 2010
No post abaixo eu contei um pouco sobre o show do Teatro Mágico em Mogi das Cruzes. Resolvi colocar esse trecho do DVD para que as pessoas que não conhecem tenham a oportunidade de ver um pouquinho do trabalho da trupe.

O Teatro Mágico - Pena