Onde está a ideologia do jovem??

quinta-feira, 21 de maio de 2009
Lendo a biografia do Che Guevara, fiquei questionando sobre as ideologias dos jovens do século 21. E sinceramente não sei onde ela se encontra , não tenho conseguido enxergar esse engajamento social, vontade de mudar, e questionar que havia na época do CHE.
Ouço muito jovens falando: "ai politica, credo!"....Quer dizer, não só jovens, mas pessoas com mais idade também, que não pensam nem mesmo em se informar sobre a realidade da politica no nosso país.
Recebemos tanta informação de variadas formas, sobre a politica, que muitas vezes nos tornamos apáticos diante dessa dura realidade, que a politica enfrenta . As noticias sobre corrupção, e interesses escuso dos governantes, tornaram-se corriqueiras no cotidiano brasileiro.
Claro que não pode haver uma generalização, há sim jovens que tem uma ideologia, e que querem fazer a diferença. Mas infelizmente, somos uma minoria.
É obviamente mais fácil, controlar uma população ignorante e sem ideologia alguma, do que uma que conteste, que se envolva. Exatamente por isso, o governo não investe na educação da forma que deveria, e na formação ideológica da população.
Portanto, é altamente necessário que o jovem comece a enxergar a nossa realidade, e interar-se por tudo que acontece na politica,pois tendo plena consciência da importância do questionamento, poderemos realmente mudar este país!!

6 comentários:

Eduardo Prado disse...

Guilherme,

Eu também vejo isso. Tudo bem, uma juventude engajada em propósitos mais coletivos sempre foi minoria em qualquer época, mas parece que essa minoria ficou menor ainda nas últimas décadas.

Há muitas razões para isso, a educação é certamente uma delas, mas acho que a principal é que vivemos numa sociedade em que é possível realizar-se como indivíduo através do consumo. Não é uma realização de verdade, mas uma promessa de realização que, apesar de sempre frustrada, é sempre perseguida. O jovem supre sua tendência natural à contestação aderindo a uma estilo de vida que está mais relacionado ao tipo de roupa que vai vestir, aos tipo de música que vai ouvir e aos lugares que vai freqüentar do que uma causa ou ideologia que, quanto mais importância dá ao social, menos importância dá essas formas de realização individual.

O capitalismo se aproveita do ímpeto renovador dos jovens convencendo-os de que é possível ser livre comprando uma moto, ser um ser humano melhor adquirindo um carro, um celular bacana, e participar socialmente curtindo a balada do momento. O canto da seria do consumo é tentador, mas sempre haverá jovens conscientes de que existe vida (mais) inteligente fora do restrito mundo juvenil do consumo.

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Isso é verdade, eu falo por experiencia propria. Eu mesmo sofro muito influencia, dessa falsa liberdade que voçê fala. Entretanto, eu tenho meus conceitos formados e minha ideologia. Mudei de curso na faculdade , justamente porque o curso de marketing estava indo contra tudo o que eu acreditava.
Agora faço-lhe uma pergunta Edu , você como historiador, o que acha que poderia ser feito, para mudar essa realidade???

abraço

Eduardo Prado disse...

Guilherme,

Acho que essas coisas não se mudam. Talvez dentro de uma outra conjuntura política ou econômica em que a contestação represente um desafio, parte dos jovens se voltem a questões mais coletivas e menos individualistas. Foi assim na campanha contra a Ditadura, na Campanha pelas Diretas e na Campanha pelo Impeachment do Collor. De lá pra cá não houve outro engajamento tão forte por parte da juventude. Isso não é só aqui no Brasil, é no mundo inteiro. Infelizmente o jovem é hoje um util e valioso instrumento das elites para a manutenção do establishment

Unknown disse...

ronaldo...brilha muito nu curintia

Luan disse...

falando sobre a minha ideoliga é que a
moda, que vem e volta, numca vai acabar
o mundo esta sofrendo e nos estomos esquecendo
oq podemos fazer, um bem ou nao
devemos ir contra nos? ou contra todos!
o governo quer nos manipular, axo qe é hora
de nos jovens acordarmos para ver a realidade!
nao fica falando bosta do zina qe nem o animal
de cima!
é muito dificil ententer o que esta acotecendo
mais nao é tarde de esquecer o que podemos fazer
uma nova ordem para nossas ideias!
pois se continuarmos sem pesar o que vai acotecer?

Luiz LFF disse...

Nossa, muito bom esse texto hein, realmente gostei muito!

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!