São Paulo abandonada e Antiga.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Morando no estado de São Paulo aprendi à apreciar e a valorizar a importância histórica dos prédios e construções antigas existentes no nosso estado.
Pois bem, essa semana tive a oportunidade de conhecer um site muito interessante chamado São Paulo abandonada e Antiga. O mesmo foi desenvolvido a partir da ideia do site português Lisboa abandonada e do blog argentino Basta de Demoler onde cidadãos de uma maneira informal criam arquivos fotográficos e iconográficos registrando construções esquecidas na cidade.
Tomados por ambas as referencias e pelo ímpeto de preservação e conservação da historia paulista, o fotógrafo Douglas Nascimento e a historiadora Glaucia Garcia de Carvalho criaram este site após uma análise de que a cidade de São Paulo vem sofrendo constantes transformações e pouca preservação.
É importante ressaltar, a necessidade de que o paulistano fique sabendo do valor histórico e cultural que essas construções possuem na cidade de São Paulo, e que elas estão sendo deterioradas, abandonadas e destruídas, por ação do impiedoso tempo ou pela própria administração da cidade, que perde a oportunidade de preservar e restaurar estes patrimónios históricos de São Paulo.
É incrível pensar que o Brasil tem um déficit de 8 milhões de habitações e verificar que na cidade de São Paulo existem muitas casas e edifícios abandonados, entregues as degradações do tempo e de sua sorte.
Vamos lá paulistanos, lutar pela preservação da historia da nossa cidade, já que ela também é a nossa historia e não podemos deixar que se perca dessa maneira.

"A imagem que ilustra esse post foi retirada do site São Paulo abandonada e Antiga. E é o que resta deste belíssimo casarão da década de 1930 da av. brigadeiro Luis Antônio, 1308. Este sobrado está abandonada há mais de uma década e resiste bravamente de pé. Sua fachada foi desfigurada por uma parede de blocos e a janela principal há muito tempo foi substituída por outra bem diferente do padrão.
Apesar do estado lastimável em que se encontra é possível ser recuperada. No mesmo quarteirão, existe outro casarão abandonado já retratado pelo São Paulo Abandonada, clique aqui para conferir.

4 comentários:

Ericka disse...

Olokoo...pena que ningueeem da valoor.

E eu acho que não é culpa só do governo não...a população também é responsável por preservar seu patrimônio. Passou da hora de o governo tomar uma atitude e começar a cuidar dos nossos patrimônios (que estão cada vez mais se perdendo) e de a população também ajudar a preservar nossa história, este é um trabalho que só dará certo com a ajuda de todos.

Guiii Blog master BoM!!! *-*

Beijooos

Carol Vasconcelos disse...

Poxaa! Não conhecia o site SP abandonada e antiga e gostei muito. Me interesso demais por arquitetura e "coisas antigas", pena que nesse caso o antigo está em estado deplorável e que quase não dá pra ser admirado como deveria...

Parabéns pelos poemas tmbm, Gui!

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Olá, Agapita

É, na verdade pouca gente conhece esse site, fiquei conhecendo por pura sorte mesmo. Em relacão ao estado deploravel, nem todos os imóveis e monumentos estão nesse estado, alguns estão intactos e foram recuperados.
A que bom que gostou dos poemas, estou tentando melhorar e me soltar a cada novo texto.

Beijos!

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Este problema das antigas edificações também tem a ver com a falta de incentivos por partes dos governos. Um proprietário de um imóvel abandonado muito das vezes paga caríssimo IPTU, por isso deixam seus imóveis ruirem, até desabar. Pena!

Postar um comentário

Obrigado por ser um Pensador Livre!!!!!!